sábado, 10 de outubro de 2009

LESSONLINE É SÓ NOVIDADE!!!




WEB ANALYTICS, MUITO PRAZER!!!!


PARTE FUNDAMENTAL DE QUALQUER NEGÓCIO NA REDE, ESTE É SINÔNIMO DE MEDIÇÃO DE ROI


"VOCÊ TERÁ ACESSO A UMA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE QUEM MAIS IMPORTA (OU DEVERIA IMPORTAR) PARA VOCÊ: O SEU CLIENTE"


Quando queremos avaliar o sucesso de um website, é comum a primeira pergunta que nos vem á mente ser algo como: "Qual taxa de visitação?". Afinal, tráfego é sempre bom certo? Nem tanto. Se não, vejamos.

Um anúncio na home do UOL - o quinto site mais acessado do Brasil - e outro naquele site tímido, bem menos visitado, mas que está 100% dentro do seu nicho. Qual será que vale mais a pena? Quantidade nem sempre é qualidade! O portal que nos perdoe, mas é muito óbvio que, em grande parte dos casos, o anúncio do site de nicho será muito mais rentável. Ou seja, para avaliar o desempenho de um website não basta medir o número de visitas e page views. Ah, se fosse tão simples! Na verdade, existe uma infinidade de outras variáveis que devem ser analisadas.


A esse processo de análise damos o nome de Web Analytics Association: significa a mensuração, coleta, análise e elaboração de relatórios de dados de internet com o objetivo de entender e otimizar o uso da web. Nada mais é que o trabalho de medir dados do seu website (dentre eles, a visitação e os pageviews, é claro), para posterior análise.

Para praticar web analytics é necessário instalar um software que faça a mensuração de dados e criação de relatórios. Existe uma infinidade de soluções, muitas delas caríssimas. No entanto, eis o meu presente para vocês: existem duas opções poderosas e profissionais. E o melhor, gratuitas.

A primeira delas - um donut para quem adivinhou - é do Google. Trata-se do Google Analytics (www.google.com.br/analytics). A segunda, em muitos quesitos superior à primeira, é o Clicky Web Analytics (www.getclicky.com). Sugiro que utilizem e comparem as duas ferramentas, que aliás, são, de facílima instalação.

Pois bem, uma vez que sua ferramenta de web analytics esteja funcionando, ela começará a captar dados sobre os usuários que entram sem seu site. País, região, navegador, horário, conteúdos acessados, caminhos tomados, de qual site vieram etc. (não, não será possível analisar usuários individualmente, ao menos nessas duas ferramentas). Em resumo, você terá acesso a uma grande quantidade de informações sobre quem mais importa (ou deveria importar) para você: o seu cliente.

Daí em diante, vai depender do seu negócio. Por exemplo, se possui uma loja virtual, poderá descobrir que a página daquela promoção não está funcionando muito bem; afinal, segundo o relatório do analytics, 80% das pessoas que acessam saem do site!
Que tal realizar algumas mudanças nessa página específica, e então medir se essa porcentagem diminuiu? Você, que produz conteúdo editorial, poderá descobrir que mais gente do que supunha se interessa por aquele assunto sobre o qual você quase não escreve. Pois, segundo os relatórios, aquele artigo aparentemente sem importância é um dos conteúdos mais acessados de seu website! Notou que os usuários de determinado site onde você anunciou convertem bem?
Ótimo, adquira um anúncio maior! É possível utilizar essa ferramenta de mais maneiras do que eu
tenho espaço para discorrer.
O importante é experimentar e pesquisar. Afinal, a vantagem da web sobre a mídia offline é justamente a possibilidade de, continuamente e em tempo real, medir, ajustar e comparar. E aí, já sabe o que o seu cliente fez no seu site hoje?
Fonte: Negócios da Comunicação 34 - 2009 - pg 22 por Gustavo Cardial
Comentário: Muito interessante esse mecanismo, onde permirte ao executivo de marketing classificar e medir seu público em determinado segmento no maior mercado em crescimento, a web.
Pessoal vamos interagir, por favor deixem seus comentários e sugestões.
Abraços a todos!!!

Um comentário:

  1. Muy buen blog! Te invito a visitar el mío!

    www.legosargentina.blogspot.com

    Muchas gracias!

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