terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Caçador de Pipas


“O Caçador de Pipas”

É considerado um dos maiores sucesso de romance da literatura mundial, relata a história de amizade entre dois meninos de diferentes classes sociais. Amir (garoto rico) e Hassan (garoto pobre), a história se passa na década dos anos 70 na cidade de Cabul, no Afeganistão.
Amir mora apenas com o pai, pois sua mãe morreu no parto e seu relacionamento com ele não é afetivo, pois seu pai espera que ele seja como ele, valente e corajoso, mas o filho só se interessa por livros. Hassan é empregado da casa e melhor amigo de Amir.

O que marca a temporada de inverno em Cabul é um campeonato de pipas, Amir é um dos destaques da competição, pois tem habilidade com as pipas e geralmente é campeão, Hassan é habilidoso e rápido e captura as pipas que caem para mostrar com troféu.

Durante um campeonato Amir foi o campeão e conquista a estima do pai, Hassan por sua vez vai capturar a pipa como troféu, mas no caminho encontrará Hassef, um garoto frustrado e preconceituoso. Hassan é violentado sexualmente Hassef, Amir testemunha o fato e permanece inerte a situação.

Amir se sente culpado e não tomar uma atitude inesperada, não podendo mais conviver com o amigo, colocou os pertences do pai debaixo do travesseiro de Hassan e assim o incriminando. Hassan por sua vez preferiu admitir o roubo a incriminar o amigo.
Com o regime soviético Amir e seu pai, saem do Afeganistão para o Paquistão e logo depois E.U.A. O padrão de vida deles caiu, seu pai trabalha num posto de gasolina e vende sucatas, pois espera assim ajudar o filho a ingressar na faculdade.

Amir conhece Soraya e se casa, depois de algum tempo seu pai com câncer vem a falecer. Amir recebe um telefonema de um amigo de seu pai, descobre que muita coisa entre elas que era meio-irmão de Hassan e que tem um sobrinho.

Voltando ao Afeganistão se depara com o lugar que nascera totalmente diferente depois que foi controlado pelo Taleban. Sohrab o sobrinho que fora buscar é escravo sexual de Hassef, depois de muitos sufocos Hassan o resgata e passa a cuidar como se fosse seu filho.


Pessoal, espero que cooperem com esse post, com reflexões e correções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário